Notícias
As regras para acertar ao escrever um e-mail corporativo
No mundo corporativo, a redação de e-mail sempre traz uma série de dúvidas, como forma de tratamento, paragrafação, pontuação e uso do acento grave, por exemplo. Hoje usarei este espaço para um breve “laboratório” da Redação Profissional
No mundo corporativo, a redação de e-mail sempre traz uma série de dúvidas, como forma de tratamento, paragrafação, pontuação e uso do acento grave, por exemplo. Hoje usarei este espaço para um breve “laboratório” da Redação Profissional. Vejamos o seguinte trecho:
“Prezado Sr. Silva, venho por meio deste solicitar reservas de passagens aéreas para o nosso evento em Salvador à realizar no Hotel ABC na data de X de Fevereiro. Nossos sinceros agradecimentos e sem mais para o momento!!!
Bjos e abs!”
Inicialmente, em tratamentos do mundo corporativo, usa-se o vocativo “senhor” ou “senhora” e o cargo que a pessoa ocupa, seguido de vírgula ou dois-pontos.
Na composição textual, abomina-se o uso de expressões óbvias e clichês (uma verdadeira muleta linguística!), como “venho por meio desta”, “é por meio desta” ou “sem mais para o momento” . Como solução, basta haver o uso de “verbo e – se”, garantindo a impessoalidade e eficiência, com a devida concordância: “solicitam-se reservas de passagens aéreas...”.
Como todos sabem, a organização dos elementos textuais é feita por meio da pontuação. Vírgula, Ponto e Vírgula, Ponto são determinantes para a divisão da informação: “Solicitam-se reservas de passagens aéreas para o nosso evento, em Salvador, a ser realizado no Hotel ABC, nos dias 6 e 7 de fevereiro...”.
Aqui, alguns pontos ortográficos merecem, também, destaque: não se usa acento grave antes de verbo; a inicial dos meses é minúscula, de acordo com o nosso Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Ademais, deve-se respeitar a premissa da escrita profissional: a impessoalidade. Por isso, agradecimentos subjetivos podem ser deselegantes, como “beijo” ou “abraços carinhosos”.
Finalmente, sobre a questão da abreviatura, recomenda-se o uso não excessivo, o uso sensato. Vejamos, pois, como fica o citado e-mail, agora reescrito:
“Senhor Secretário Silva,
Solicitam-se reservas de passagens aéreas para o nosso evento, em Salvador/Bahia, a ser realizado no Hotel ABC, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015.
Atenciosamente,
Fulano Melo
Diretor-Pedagógico”
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
status | N/D | N/D |
code | N/D | N/D |
message | N/D | N/D |
Atualizado em: Data indisponível |
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,00% | -0,50% | |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% |