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Por que, mesmo sem ter responsabilidade, as multas do eSocial SST acabam sobrando para você contador?
Com uma comunicação clara e contratos bem definidos, é possível evitar esses problemas e proteger sua reputação profissional
Vamos falar a verdade: já estamos acostumados a ser os "Super-Heróis das Obrigações". Só que com o eSocial SST (Saúde e Segurança do Trabalho), a história complica um pouquinho, a responsabilidade não é nossa, mas adivinha quem os clientes apontam quando uma multa aparece? Isso mesmo, nós! Bora entender o porquê e como sair dessa enrascada?
O que é esse tal de eSocial SST, afinal?
O eSocial é aquele sistema do governo que a gente adora (só que não), que junta tudo quanto é informação fiscal, previdenciária e trabalhista e no meio dessa sopa de letrinhas, o módulo SST cuida das questões de saúde e segurança no trabalho, como:
- Comunicação de acidentes de trabalho (S-2210);
- Monitoramento da saúde do trabalhador (S-2220);
- Condições ambientais e fatores de risco (S-2240);
Aí, você pensa: "Ufa, isso é coisa de RH e técnicos em segurança, nada a ver comigo", mas o problema é que os clientes pensam diferente...
Por que a bomba sempre estoura do nosso lado?
Na cabeça do empresário, se você cuida da contabilidade, você cuida de tudo. “Pô, se eu levei uma multa, por que meu contador não me avisou?” A visão é simplista, mas é assim que funciona, o contador é o primeiro a ser chamado quando a coisa dá errado.
Se a gente não deixar claro o que está ou não no nosso escopo, o cliente acha que somos responsáveis por qualquer papel que saia ou não saia do sistema. A ausência de um aviso pode virar um problemão, e a gente acaba pagando o pato.
O contador é praticamente o braço direito do empresário em muitos casos, principalmente nas pequenas empresas. Essa proximidade faz com que ele seja o primeiro a ser lembrado quando a coisa desanda – mesmo que a bronca nem seja nossa!
E quando a multa bate na porta?
As multas do eSocial SST não são nada leves, e além do impacto no bolso do cliente, elas podem dar um prejuízo bem grande para nós, contadores:
- Credibilidade No Chão: Cliente acha que você devia ter dado o toque, e isso abala a confiança;
- Perder Cliente = Perder Grana: O cliente vai embora achando que você não foi "parceiro" o suficiente;
- Processo Judicial? Deus Me Livre!: Em casos extremos, eles podem até tentar jogar a culpa legal pra cima de você.
Como se proteger dessa furada?
Explique de forma simples o que é o tal do eSocial SST, mostrando que a obrigação é da empresa, use exemplos, faça piada, mas deixe claro!
Além disso é muito importante que o contrato de prestação de serviços esteja muito bem afinado, dizendo o que você faz e o que você NÃO faz. Assim, fica todo mundo ciente e você se protege.
E sempre é bom ter alguém que de confiança no assunto para indicar os seus clientes, pois não precisamos carregar tudo nas costas, busque formar parcerias com consultorias de segurança e medicina do trabalho assim além de evitar dor de cabeça ainda conseguimos aquela moral indicando profissionais sérios e de confiança.
Também é ideal criar um sisteminha de lembretes ou enviar avisos de prazos do eSocial SST pode ser um diferencial, pois mesmo não sendo sua obrigação, ajuda a mostrar que você tá de olho em tudo.
E por fim mesmo que não seja sua responsabilidade, estar por dentro das mudanças te ajuda a dar aquele suporte e a se destacar como contador que sabe das coisas.
No final das contas: muita conversa e muita precaução
A verdade é que, na prática, ser contador vai muito além de fazer números baterem. É preciso gerenciar expectativas e manter uma comunicação sempre afiada com os clientes. O eSocial SST é só um exemplo de como podemos sair na frente, educando e mostrando o que é nossa responsabilidade e o que não é. E a melhor parte? Isso tudo ajuda a evitar aquelas dores de cabeça que podem custar caro.
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